-
Arquitetos: LOOP Design Studio
- Área: 214 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Acualogica, Adobe, AutoDesk, Bella Vida, Biotile, Canet, Helvex, Keith & Ramirez, Lumion, MAD Living, NAAS Interior Culture, Panelco, Procreate, Swissol, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta Casa de Chá é um projeto localizado na Playa Guiones de Nosara, a apenas 200 metros do Oceano Pacífico. Estar de frente para o mar já é um desafio, em termos de materialidade e manutenção. Além disso, nos trópicos costarriquenhos, devido ao sol intenso e chuvas extremas, os materiais começam a se desintegrar com rapidez, e foi exatamente isso que o cliente idealizou para a sua casa, “uma casa verdadeira em dez anos e não hoje”, ou seja, a Patina.
A pedra esculpida que se racha, a madeira que desbota, a palha natural que apodrece, o aço que oxida; a casa envelhece com o terreno e muda ao longo das estações, como a gigantesca árvore Pochote que abraça o projeto. Desta forma, a casa e o terreno tem características próprias. Os espaços foram divididos em um plano horizontal quase monolítico de concreto com paredes altas e grossas, que isolam o som e o calor. O volume flutua sobre o solo para prevenir às enchentes e uma cobertura de palha e madeira incorpora detalhes e nos convida a olhar para cima, imitando o gesto que fazemos nas catedrais. O aço desenha portais no interior da casa, indicando a transição de espaços e atividades.
A Casa de Chá é o resultado de uma casa com princípios minimalistas e práticos do cliente, entre eles o princípio de Pareto ou a regra 80/20, na qual se decidiu investir a maior concentração de área para uma fazenda aberta e multifuncional, que seria aproveitada 80% do tempo livre para ler, cozinhar, praticar ioga ou jantar com amigos. A cobertura esconde um painel de elevada resistência térmica e a ausência de vedações abre a vista para as árvores e para a brisa que vem da costa, configurando um espaço de bem-estar e conforto.
Por outro lado, os restantes 20% da área são dedicados à privacidade das “salas de chá” que abrigam os quartos, e daí o nome do projeto. Os quartos 4x4m são baseados em tatames tradicionais japoneses e se tornam um refúgio hermético para fornecer privacidade da área pública da casa, mesmo que sejam os espaços menos utilizados da experiência. A ausência de móveis tradicionais resulta em eco e na ressonância sonora interna, portanto, esforços de amortecimento de som foram aplicados, através de esquadrias de correr do piso ao teto. As aberturas nos painéis de madeira foram desenhadas e cortadas em CNC e possuem uma lâmina invisível de isolamento acústico.
Também sob a influência das casas japonesas, a distribuição da casa centra-se no aproveitamento dos limites, assim gerando um pátio interno. Futuramente existe um planejamento para recriar mais “casas de chá” e fechar o jardim interno na sua totalidade. Os espaços foram direcionados para o interior em busca da serenidade.
A Casa de Chá deverá ser finalizada em dez anos.